Há muitas vantagens atribuídas ao uso de recursos digitais no setor de contabilidade. Por exemplo, agilização de processos, economia e maior assertividade na tomada de decisões estão entre elas. Portanto, podemos otimizá-las com a boa aplicação das ferramentas digitais.
Índice
ToggleAs vantagens do uso de ferramentas digitais na contabilidade
Fazer utilização de ferramentas digitais é uma maneira de sair na frente quando o assunto é expertise em empreendedorismo. Assim, no setor de contabilidade, a adoção de recursos eletrônicos possui uma série de vantagens. Por isso, o Grupo Compile elaborou este conteúdo especial para explicar como isso funciona em detalhes.
Você também vai conhecer algumas das principais ferramentas digitais, gratuitas e em versões pagas, disponíveis para quem atua na área de contábeis ou que precisa ordenar esse setor em sua empresa.
Ferramentas digitais: Agilização de processos
Na administração de empresas, é possível recorrer a softwares e aplicativos criados para agilizar diferentes atividades.
Para além do estereótipo de que contadores apenas utilizam calculadoras como ferramentas digitais de trabalho, há muitas outras criações eletrônicas que enfatizam a importância de estabelecer parâmetros para a conclusão de diferentes processos no menor tempo possível.
Por exemplo, a demora, embora nem sempre possa ser evitada, pode se tornar um impeditivo para o crescimento dos negócios. Por essa razão, muitas empresas adotam sistemas que integram a comunicação de setores inteiros, o que torna mais rápido o envio de informações relevantes a todos os colaboradores.
A Google Workspace está entre uma das ferramentas digitais mais utilizadas no âmbito empresarial. Além de possibilitar o armazenamento de documentos em nuvem, aqueles que possuem seu acesso podem alterar e acompanhar alterações em tempo real. Além disso, as plataformas também permitem integrar equipes e realizar reuniões, através do Google Meet.
Embora a maioria dos recursos esteja disponível gratuitamente, é possível contratar pacotes para empresas, que incluem maior capacidade de armazenamento em nuvem, reuniões mais longas e dispositivos adicionais de suporte e segurança.
Segurança em ambientes digitais
Para garantir a seguridade de transações financeiras, assim como a idoneidade da empresa perante clientes e negociantes, é preciso se prevenir através da utilização de alguns dispositivos eletrônicos.
Um exemplo disso são os certificados digitais, criados com o objetivo de garantir uma identidade exclusiva à empresa. Atualmente, há três tipos principais de certificação disponíveis no Brasil, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. São eles:
- Certificado A1: Possui validade de 1 ano e funciona através da instalação em dispositivo eletrônico, como computadores empresariais.
- Certificado A3: Sua validade se estende por até cinco anos. Diferentemente do certificado A1, este documento fica armazenado, por meio de token ou em um dispositivo móvel conectável, como pendrives e cartões de memória.
- Certificado armazenado em nuvem: É conectado a um dispositivo cadastrado que o administra, sendo possível acessá-lo a partir de diferentes plataformas, como celulares e computadores.
Contabilidade consultiva digital
Outra alternativa interessante para quem deseja encontrar maiores resultados através de serviços digitais é a contratação de empresas especializadas em serviços financeiros. Além disso, as empresas atuantes nessa área dispõe de ferramentas próprias que podem ser acionadas para uniformizar atividades contábeis, além de integrá-las a outros setores.
Este é o caso do Grupo Compile, que possui larga experiência em contabilidade consultiva digital. Quer saber mais? Acesse!