No Brasil, há negócios especializados nas relações comerciais com entidades públicas, o que costuma ocorrer a partir das chamadas licitações. Para participar, é preciso se cadastrar e conhecer as regras estabelecidas nos processos de contratação. Conheça mais sobre empresa de licitação!
Empresa de licitação: definição geral
Nas relações corporativas, a empresa de licitação é aquela que não presta serviços para Pessoa Física ou Jurídica. Sua atuação se concentra em uma terceira alternativa, o fornecimento de especialidades a órgãos públicos.
Por isso, no artigo de hoje, o blog do Grupo Compile tem como objetivo se aprofundar nesse assunto, assim como trazer dicas para quem deseja encontrar nessa área terreno fértil para fazer negócios.
Ainda hoje, há muitos mitos a respeito das licitações, sendo indispensável a divulgação de informações que continuam afastando empreendedores dos chamados pregões públicos. Portanto, costuma-se acreditar que o processo é muito complexo e moroso, o que gera preocupação em torno da demora no fechamento de negócios e, como consequência, nos retornos financeiros.
No entanto, é possível afirmar que, com a digitalização de tais serviços, muitos aspectos estão mais favoráveis à empresa de licitação. Por exemplo, a existência de diferentes portais permite que fornecedores de bens e serviços acessem, com facilidade, os editais ativos.
De fato, é preciso ler com atenção todos os detalhes e itens dos pregões eletrônicos, pois diferentes critérios são levados em conta no momento da escolha.
Como se tornar uma empresa de licitação?
Ao pensar em uma empresa de licitação, também costuma-se difundir a ideia de que há limitações no que tange aos portes permitidos. Embora represente um ponto importante das relações empreendedoras, o que deve ser levado muito a sério e realizado com transparência e respeito à legislação, desde microempreendedores até grandes estabelecimentos podem participar dos pregões eletrônicos.
Portanto, até mesmo o Microempreendedor Individual (MEI), se dentro das condições estabelecidas, está apto a ser contratado para o fornecimento de bens e serviços a órgãos públicos. Porém, para concorrer nos processos, a empresa de licitação deve fornecer informações jurídicas, financeiras e técnicas.
A documentação é uma espécie de processo seletivo, que visa qualificar os candidatos aptos à contratação. Além disso, o cadastro nos portais, que podem ser de gestão federal, estadual ou municipal, solicitam a entrega de demonstrativos contábeis, certificações profissionais e comprovantes de atuação na área de exigência.
Principais portais de contratação pública
No Brasil, é possível participar de pregões eletrônicos em diferentes sites. O Portal de Compras do Governo Federal é o maior entre eles e concentra editais de diferentes órgãos da administração pública ligados a essa esfera.
A ferramenta digital também conta com uma versão em aplicativo para mobile, o que torna o acesso de empreendedores mais fácil. No estado de São Paulo, por exemplo, há o Compras SP, assim como no Distrito Federal existe o Portal de Compras.
Em resumo, estes sites permitem acompanhar informações atualizadas sobre os pregões, o que torna o processo mais transparente.
Toda empresa, independentemente do ramo de atividade, deve se preocupar com a gestão dficiente de finanças. O Grupo Compile tem grande experiência em contabilidade para empreendimentos de licitação. Saiba mais.